quarta-feira, 9 de maio de 2007

Que deus?



song by: Boss Ac|Madredeus

Há perguntas que têm de ser feitas...

Quem quer que sejas, onde quer que estejas,
Diz-me se é este o mundo que desejas,
Homens rezam, acreditam, morrem por ti,
Dizem que estás em todo o lado mas não sei se já te vi,
Vejo tanta dor no mundo pergunto-me se existes,
Onde está a tua alegria neste mundo de homens tristes?
Se ensinas o bem porque é que somos maus por natureza?
Se tudo podes porque é que não vejo comida á minha mesa?
Perdoa-me as dùvidas, tenho que perguntar,
Se sou teu filho e tu amas porque é que me fazes chorar?
Ninguém tem a verdade o que sabemos são palpites
Se sangue é derramado em teu nome é porque o permites?
Se me destes olhos porque é que não vejo nada?
Se sou feito á tua imagem porque é que durmo na calçada?
Será que pedir a paz entre os homens é pedir demais?
Porque é que sou discriminado se somos todos iguais?

Porquê?!

Porquê que os Homens se comportam como irracionais?
Porquê que guerras, doenças matam cada vez mais?
Porquê que a Paz não passa de ilusão?
Como pode o Homem amar com armas na mão? Porquê?
Peço perdão pelas perguntas que tem que ser feitas
E se eu escolher o meu caminho, será que me aceitas?
Quem és tu? Onde estás? O que fazes? Não sei...
Eu acredito é na Paz e no Amor...

Por favor não deixes o mal entrar no meu coração,
Dou por mim a chamar o teu nome em horas de aflição,
Mas tens tantos nomes, és Rei de tantos tronos,
E se o Homem nasce livre porque é que é alguns são donos?
Quem inventou o ódio, quem foi que inventou a guerra?
Ás vezes acho que o inferno é um lugar aqui na Terra,
Não deixes crianças sofrer pelos adultos,
Os pecados são os mesmos o que muda são os cultos,
Dizem que ensinaste o Homem a fazer o bem,
Mas no livro que escreveste cada um só leu o que lhe convém,
Passo noites em branco quase sem dormir a pensar,
Tantas perguntas, tanta coisa por explicar,
Interrogo-me, penso no destino que me deste,
E tudo que acontece é porque tu assim quiseste,
Porque é que me pões de luto e me levas quem eu amo?
Será que essa é a justiça pela qual eu tanto reclamo?
Será que só percebemos quando chegar a nossa altura?
Se calhar desse lado está a felicidade mais pura,
Mas se nada fiz, nada tenho a temer,
A morte não me assusta o que assusta é a forma de morrer...

Porquê que os Homens se comportam como irracionais?
Porquê que guerras, doenças matam cada vez mais?
Porquê que a Paz não passa de ilusão?
Como pode o Homem amar com armas na mão? Porquê?
Peço perdão pelas perguntas que tem que ser feitas
E se eu escolher o meu caminho, será que me aceitas?
Quem és tu? Onde estás? O que fazes? Não sei...
Eu acredito é na Paz e no Amor...

Quanto mais tento aprender, mais sei que nada sei,
Quanto mais chamo o teu nome menos entendo o que te chamei!
Por mais respostas que tenha a dúvida é maior,
Quero aprender com os meus defeitos, acordar um homem melhor,
Respeito o meu próximo para que ele me respeite a mim,
Penso na origem de tudo e penso como será o fim,
A morte é o fim ou é um novo amanhecer?
Se é começar outra vez então já posso morrer...

(Ao lado ainda arde, a barca da fantasia,
o meu sonho acaba tarde,
acordar é que eu não queria...)


Bom, eu não simpatizo com hip-hop, ou pelos menos com grande parte do que é feito, mas esta mistura está demasiado inteligente. Quanto ao cantor, não conheço o seu trabalho, conheço apenas aqueles hits de verão, coisas que não aprecio. Mas agora está de parabens, a meu ver esta letra mostra a verdadeira faceta do hip-hop, a luta contra algo que está mal,e aqui algo que é impossível:O Homem embrulhado na Maldade
A resposta para as pergunta que o contar vai fazendo certamente que estarão perdidas algures por entre as tantas páginas que a biblia tem, mas a cada ano que passamos neste mundo esta crença que nos impõem, não passa mesmo de uma (des)crença! Á imagem de Deus o "Éden" seria aqui, ou não terá se terá ele enganado?
Não critico a religião, não critico as suas escrituras, apenas penso que não será correcto formar-se um ser passando-lhe a ideia de que " tudo será perfeito"...e esta letra, muito bem conseguida, mostra então que há coisas para as quais nunca iremos obter uma simples resposta. E do que nos valem simples respostas?
Apenas um pensamento..." que deus?", " se ensinas o bem porque nascemos maus?", retenham-no e comentem!
* Por mais que não simpatizem com Hip-Hop ou com Madredeus, peço-vos que façam um sacrifico e oiçam a musica,façam despertar o vosso lado mais humano, ou então, se já o tem bem disperto deiam a vossa opinião. Sejam Humanos, não quero saber do numero de comentes ou se o post tá bom ou engraçado, peço-vos, se tiverem vergonha de o fazer podem-no fazer de forma anónima, mas por favor façam-no!

By. X.Y.U

2 comentários:

Eleanor Rigby disse...

a primeira vez que ouvi essa musica foi prai há um ano,ou talvez mais...

não gosto mm de Boss AC, acho que ele consegue não representar tudo aquilo que eu acho que o hip hop deve ter, MAS sem duvida alguma esta musica foi mm mt bem conseguida. A participação dos madredeus e completamente inesperada mas extremamente perfeita.
Quanto à letra acho-a mm mto boa, o Boss AC conseguiu fazer todas as perguntas que atormentam a mente de catolicos e ateus diariamente, que mundo é este? se deus existe...onde e que ele esta?!
Não sou definitivamente crente, acho que nós somos o que fazemos e fazemos o que somos, mas se tanta gente fala da existencia de Deus, gostava então de entender algumas situações dubias que vejo todos os dias. será que posso entender? será que um dia me respondem a todas as perguntas?...e pergunto a quem? a "que deus?"

Marta disse...

Mais do que acreditar em Deus, acredito na humanidade. É verdade que temos uma série de defeitos, que erramos a torto e a direito, mas também é verdade que se assim não fosse não éramos Homens e não fazia sentido pensar na existência de algo superior. Pela parte que me toca, consigo ver o bom e o mau que invade a minha vida, e não acho que o mau seja em maior quantidade que o bom. E como ouvi um dia "Deus só nos manda os problemas que conseguimos resolver", nós é que os complicamos...

Beijo